Dieta para ganhar massa muscular, dieta para manter massa muscular, são sem dúvida as maiores buscas na atualidade, já que a saúde muscular tem sido mostrada como um dos fatores para a longevidade ativa e com maior autonomia.

Para o bom funcionamento e atividade muscular, a qualidade mitocondrial e a miogênese são fatores indispensáveis que também devem ser considerados.

As mitocôndrias não só produzem energia celular, mas também regulam os fenômenos antioxidantes e de apoptose. Um estudo relatou vários compostos que melhoram as funções mitocondriais aumentando a biogênese mitocondrial ou reduzindo a disfunção mitocondrial.

No estudo foi apresentado os resultados benéficos dos Polifenóis como potentes moléculas bioativas em relação à saúde muscular, e sim estes Polofenóis são encontrados na matriz alimentar, no entanto, são também encontrados em carboidratos in-natura. Eles foram avaliados quanto a ativação de moléculas sinalizadoras responsáveis pela síntese proteica e na prevenção da degradação proteica por diferentes vias, exercendo fortes efeitos antiatróficos, modulando os fatores pró-atróficos ou vias de sinalização que contribuem para a atrofia muscular.

Devido à sua menor toxicidade e maior resposta alvo-específica, os Polifenóis estão sendo vigorosamente investigados como contramedidas de atrofia muscular.

Muitos dos Polifenóis também, têm sido testados para possíveis tratamentos clínicos. Dessa maneira, na Nutrição tem ampla indicação quanto à exploração de seu melhor consumo na dieta como alimentos funcionais que neutralizam diferentes doenças.

Alguns ácidos fenólicos representativos têm sido relatados para exercer efeitos benéficos sobre os músculos, promovendo o seu crescimento e/ou reduzindo a sua perda de peso, melhorando a qualidade mitocondrial e prevenindo a inflamação e o estresse oxidativo.

A exemplo, flavonoides são compostos polifenólicos bioativos que são encontrados em quase todas as frutas, vegetais, ervas e plantas.

Lembrando que, o exercício é o único tratamento comprovado para atenuar a atrofia muscular, o que não é conveniente para pacientes gravemente doentes, acamados e neurologicamente comprometidos. Como a atrofia muscular está associada à patogênese multifatorial, a combinação de nutracêuticos, drogas sintéticas e exercícios pode ser a estratégia mais eficaz para prevenir a atrofia muscular em determinados indivíduos.

Para uma melhor síntese proteica, preservando assim a saúde muscular, não é difícil a inclusão dos Polifenóis em nossa alimentação, em suma, eles estão presentes em vegetais e frutas, muitos destes são excelentes fontes de carboidratos in-natura, o que seria mais viável para um estilo de vida saudável em detrimento de carboidratos ultraprocessados sem o valor dos compostos bioativos referenciados para a qualidade mitocondrial e ativação de sinalizadores para a síntese proteica, além de silenciar diversas doenças.

Então se você optou por uma alimentação mais saudável, não terá dificuldade em encontra-los são eles:

Flavanonas: suco de laranja, laranja;

Antocianinas: amoras, mirtilos, beterraba, pitaya, cerejas;

Flavanóis : cacau em pó, chocolate amargo, morangos, pêssego, maçã;

Ácido benzoico (gálico e elágico): framboesas, mirtilos, romã e nozes;

Ácido cinâmico (cumárico, cafeico, ferúlico e sinapínico): café, maçã, pera, alcachofra, frutos vermelhos, amendoim, cenoura, tomate;

Lignanos: linhaça, semente de gergelim e abóbora, feijão, soja, brócolis;

Estilbeno (resveratrol): vinho tinto, suco de uva natural e cacau em pó;

Amidas polifenólicas (capsaicinoides e avenantramidas): aveia;

Outros alimentos: feijão preto e branco, limão, avelã, amêndoa, aspargos, ameixa, grãos inteiros, centeio.


Em uma dieta variada e balanceada é possível incluir estes alimentos para obter todos os seus benefícios, agende já sua consulta comigo!

Agende sua consulta clicando aqui!

 

-Fonte: Molecules 202126(16), 4887; https://doi.org/10.3390/molecules26164887Polyphenols and Their Effects on Muscle Atrophy and Muscle Health.